Pular para o conteúdo principal

O que é Lipocavitação, como é feita e quando é indicada?



A lipocavitação é um procedimento estético que serve para eliminar gordura localizada na barriga, coxas, culotes e costas, através de um aparelho de ultrassom que ajuda a destruir a gordura acumulada.

Este procedimento, também conhecido por lipo sem cirurgia, não dói e ajuda a perder volume, deixando o corpo mais modelado e definido, além de ajudar a melhorar o aspecto da pele e a diminuir a celulite. 

Após cada sessão de lipocavitação, é recomendada a realização de uma sessão de drenagem linfática e exercícios físicos aeróbicos para garantir a eliminação da gordura, evitando a sua deposição em outras áreas do corpo. Além disso, é importante ter uma dieta equilibrada para evitar o acúmulo novamente de gordura.

Como é feita

O procedimento costuma ser feito em uma clínica de estética ou consultório de um fisioterapeuta dermato funcional, por exemplo, e demora em média 40 minutos. A pessoa deve deitar na maca com roupa íntima, em seguida o profissional irá aplicar um gel sobre a área a ser tratada.

Após a colocação do gel, é colocado o equipamento na região a ser tratada, e são realizados movimentos circulares durante todo procedimento. Esse equipamento emite ondas do tipo ultrassom que penetram nas células de gordura e estimulam a sua destruição, direcionando os restos celulares para corrente sanguínea e linfática para ser eliminado pelo organismo.

Esse procedimento é simples e indolor, no entanto durante o procedimento a pessoa escuta um ruído que é gerado pelo equipamento.

O número de sessões de lipocavitação varia de acordo com o objetivo da pessoa e da quantidade de gordura acumulada, sendo normalmente necessária a realização de 6-10 sessões. Quando a região a ser tratada é muito grande ou é constituída por muita gordura, podem ser recomendadas mais sessões, que devem ser realizadas, no mínimo, 2 vezes por mês.



Resultados da lipocavitação

Normalmente, os resultados da lipocavitação são vistos logo no primeiro dia de tratamento e ocorrem de forma progressiva, sendo normalmente necessário até 3 sessões para que seja percebido o resultado definitivo.

A lipocavitação elimina cerca de 3 a 4 cm logo no primeiro dia de tratamento e, em média, mais 1 cm em cada sessão. Após cada sessão é necessário praticar exercício físico e drenagem linfática até 48 horas depois do tratamento, além de manter uma alimentação adequada para evitar que ocorra novamente o acúmulo de gordura. 

Quando é indicada

A lipocavitação possui vários benefícios e interfere diretamente na auto-estima, aumentando o bem-estar. Assim, esse procedimento é indicado para:

  • Eliminar gordura localizada na barriga, flancos, culote, coxas, braços e costas, que não tenham sido completamente eliminadas com a dieta e exercício;
  • Tratar a celulite, pois "quebra" as células de gordura que forma os indesejados "furinhos".
  • Modelar o corpo, perdendo volume e tornando-o mais esbelto e definido.

Todavia, este tratamento não é indicado quando a pessoa encontra-se acimado do peso ideal, com IMC acima de 23 porque seriam necessárias muitas sessões para alcançar algum resultado, dessa forma a lipocavitação é indicada para melhorar o contorno corporal de pessoas que apresentam-se muito próximas do seu peso ideal, tendo apenas gordura localizada. 

Contraindicações 

A lipocavitação não é indicada para pessoas obesas, hipertensas descontroladas, que possuem doenças cardíacas, como arritmia cardíaca grave, doenças hepáticas ou renais, além de flebite, epilepsia ou condições psiquiátricas graves. 

Esse procedimento também não é recomendado para pessoas que possuem próteses, placas ou parafusos metálicos no corpo, varizes ou processos inflamatórios na área a ser tratada, dessa forma não deve ser realizado sobre o abdômen de mulheres com DIU, nem durante a gravidez. Pode-se realizar o procedimento durante a menstruação, no entanto, o fluxo sanguíneo deverá aumentar.

Possíveis riscos

Apesar é um procedimento seguro isento de riscos para saúde, mas a pessoa corre o risco de voltar a engordar se não seguir todas as orientações necessárias durante o período de tratamento. Os cuidados mais importantes são beber água e chá verde ao longo do dia, fazer drenagem linfática e praticar algum tipo de atividade física de moderada/alta intensidade até 48 horas depois de cada sessão.  

A lipocavitação não representa nenhum risco para a saúde quando é realizada corretamente e quando a pessoa respeita suas contraindicações, conforme orientações dadas durante a consulta de avaliação pelo (a) profissional de Estética. 


Bibliografia >

  • FELLER, Aline Gabriele, et al. Utilização do ultrassom estético na gordura localizada. Revista Saúde Integrada. Vol.11. 21.ed; 69-81, 2018
  • Site Tua Saúde: <https://www.tuasaude.com/lipocavitacao/> acesso em jan. 2021. 


Quer saber mais sobre este moderno e eficaz método de eliminação de gorduras localizadas e perda de medidas

Agende já sua avaliação conosco! 


Clínica Linda Mulher - Estética e Emagrecimento 

(47) 3307-5413

(47) 99187-9520 - Whatsapp





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Criofrequência e como funciona o tratamento que elimina definitivamente a flacidez e a gordura localizada?

  Criofrequência  é a terapia queridinha dos famosos que alia uma ponteira ultra congelada de até -10 graus, capaz de resfriar a epiderme, juntamente a uma Radiofrequência que gera aproximadamente 55º internos, estimulando colágeno e a quebra de gordura. Esse tratamento promete tratar simultaneamente a flacidez e a gordura localizada com pouquíssimas sessões. Seja verão ou não, o cuidado com o corpo e o bem-estar sempre é uma preocupação para os mais vaidosos. Por esse motivo o mercado de estética é tão aquecido no Brasil. Visando soluções que ajudem a solucionar o principal trio de inimigos das mulheres – flacidez, gordura localizada e celulite – uma terapia avançada tem se destacado por oferecer um procedimento completo com resultados progressivos e duradouros desde a primeira sessão. Se você ainda não sabe  o que é  Criofrequência , preparamos um guia com o intuito de que você entenda como funciona o tratamento que gerou resultados incríveis para celebridades como...

Como a Ozonioterapia pode ajudar no processo de emagrecimento?

  Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade pode ser compreendida como um agravo de caráter multifatorial decorrente de balanço energético positivo que favorece o acúmulo de gordura. IMC maior que 25, já pode ser considerado sobrepeso, o índice pode ser calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Mas, pode variar de pessoa para pessoa, por isso precisamos de uma avaliação de bioimpedância, para verificar a composição da massa corpórea da pessoa. Quando a pessoa está acima do peso dizemos que o corpo dela está inflamado, inflamação crônica subclínica do tecido adiposo branco. O ozônio é um grande agente anti-inflamatório, diminuindo o estresse oxidativo e a inflamação do corpo, ajudando na oxigenação do corpo e também na eliminação das toxinas, acelerando o processo de emagrecimento, é um agente lipogênico também, ou seja, vai destruir as células de gordura. A melhor via de aplicação de ozônio medicinal visando o e...