Pular para o conteúdo principal

O que é toxina botulínica - Botox® e como ela age?

 


Toxina botulínica, o famoso Botox®, se origina de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Essa toxina é utilizada para prevenir ou amenizar rugas e linhas de expressão na região dos olhos -como pés de galinha-, região da testa ou no espaço entre as sobrancelhas (glabela).
Essas marcas de expressão podem ser causadas pela contração dos músculos do rosto durante os anos, má alimentação, envelhecimento facial, tabagismo, exposição solar inapropriada etc. Por mais que existam cremes anti-rugas e outros produtos para este fim, o Botox® traz resultados mais visíveis de forma mais rápida.
A aplicação deve ser feita por profissionais de saúde especializados como biomédicos, dermatologistas, cirurgiões plásticos, médicos e enfermeiros com especialização na técnica. Ao ser injetada, a toxina botulínica atua como se fosse um bloqueador neuromuscular que impede as transmissões de estímulos dos neurônios para os músculos, inibindo a contração muscular de forma parcial ou completamente. Mesmo com esse bloqueio, com o tempo, o próprio organismo produz novas vias de transmissão, por isso, o efeito do Botox® é temporário.
Além do uso estético, a toxina botulínica também pode ser usada como tratamento de suor excessivo, espasmo hemifacial (quando metade do rosto sofre com repuxos), enxaqueca, estrabismo, espasticidade disfuncional (rigidez muscular excessiva), dentre outros.


Qual a diferença entre Botox® e preenchimento facial?
Enquanto a toxina botulínica age como paralisante muscular, o preenchimento facial é indicado para tratamento de áreas onde há rugas mais profundas, além de repor o volume facial e tratar a flacidez. O Botox®, seria indicado para as rugas dinâmicas, aquelas que aparecem ao movimento. Já os preenchedores seriam utilizados nas rugas estáticas como as linhas de expressão ao redor dos lábios e o conhecido bigode chinês (linha formada entre o canto da boca e o queixo).


Quem pode receber a aplicação do Botox®?
Normalmente, é aconselhável iniciar as aplicações após os 25 anos ou quando o paciente sentir incômodo com as linhas de expressão. É contraindicado para pacientes que apresentam alergia a algum componente da formulação da toxina botulínica, grávidas ou mulheres em amamentação, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.
A aplicação do Botox® pode ser considerada um tratamento seguro, se feita por um médico habilitado. O uso frequente da substância -sempre de forma correta- não provoca perda da expressão e evita o envelhecimento precoce.


Resultados e duração
O resultado do Botox® normalmente pode ser visto depois de 48h, e seu efeito máximo, em 15 dias. Não é preciso repouso após aplicação, porém, é recomendável que nas horas seguintes não pratique exercícios físicos e nem massageie ou esfregue o local.
A duração da aplicação varia entre 3 a 4 meses, mas há casos em que o resultado pode se estender por até 6 meses. Deve existir um intervalo mínimo de 3 meses entre cada aplicação, e caso esse tempo não seja seguido, há risco do organismo desenvolver resistência ao produto, fazendo com que a toxina botulínica perca seu efeito.
Após o procedimento, podem surgir pequenos hematomas devido a introdução da agulha na pele, que pode perfurar vasos sanguíneos, mas serão logo absorvidos pelo organismo. O procedimento é geralmente bem tolerado pelos pacientes, para os mais sensíveis pode ser utilizada uma pomada anestésica ou gelo local que minimiza o desconforto.

Referência: 
<https://ismd.com.br/o-que-e-toxina-botulinica-e-como-ela-age/> acesso em 23 fev. 2021. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Criofrequência e como funciona o tratamento que elimina definitivamente a flacidez e a gordura localizada?

  Criofrequência  é a terapia queridinha dos famosos que alia uma ponteira ultra congelada de até -10 graus, capaz de resfriar a epiderme, juntamente a uma Radiofrequência que gera aproximadamente 55º internos, estimulando colágeno e a quebra de gordura. Esse tratamento promete tratar simultaneamente a flacidez e a gordura localizada com pouquíssimas sessões. Seja verão ou não, o cuidado com o corpo e o bem-estar sempre é uma preocupação para os mais vaidosos. Por esse motivo o mercado de estética é tão aquecido no Brasil. Visando soluções que ajudem a solucionar o principal trio de inimigos das mulheres – flacidez, gordura localizada e celulite – uma terapia avançada tem se destacado por oferecer um procedimento completo com resultados progressivos e duradouros desde a primeira sessão. Se você ainda não sabe  o que é  Criofrequência , preparamos um guia com o intuito de que você entenda como funciona o tratamento que gerou resultados incríveis para celebridades como...

O que é Lipocavitação, como é feita e quando é indicada?

A lipocavitação é um procedimento estético que serve para eliminar gordura localizada na barriga, coxas, culotes e costas, através de um aparelho de ultrassom que ajuda a destruir a gordura acumulada. Este procedimento, também conhecido por lipo sem cirurgia, não dói e ajuda a perder volume, deixando o corpo mais modelado e definido, além de ajudar a melhorar o aspecto da pele e a diminuir a celulite.  Após cada sessão de lipocavitação, é recomendada a realização de uma sessão de drenagem linfática e exercícios físicos aeróbicos para garantir a eliminação da gordura, evitando a sua deposição em outras áreas do corpo. Além disso, é importante ter uma dieta equilibrada para evitar o acúmulo novamente de gordura. Como é feita O procedimento costuma ser feito em uma clínica de estética ou consultório de um fisioterapeuta dermato funcional, por exemplo, e demora em média 40 minutos. A pessoa deve deitar na maca com roupa íntima, em seguida o profissional irá aplicar um gel sobre a ...

Como a Ozonioterapia pode ajudar no processo de emagrecimento?

  Segundo a organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade pode ser compreendida como um agravo de caráter multifatorial decorrente de balanço energético positivo que favorece o acúmulo de gordura. IMC maior que 25, já pode ser considerado sobrepeso, o índice pode ser calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Mas, pode variar de pessoa para pessoa, por isso precisamos de uma avaliação de bioimpedância, para verificar a composição da massa corpórea da pessoa. Quando a pessoa está acima do peso dizemos que o corpo dela está inflamado, inflamação crônica subclínica do tecido adiposo branco. O ozônio é um grande agente anti-inflamatório, diminuindo o estresse oxidativo e a inflamação do corpo, ajudando na oxigenação do corpo e também na eliminação das toxinas, acelerando o processo de emagrecimento, é um agente lipogênico também, ou seja, vai destruir as células de gordura. A melhor via de aplicação de ozônio medicinal visando o e...